RÁDIO CARLOS PITTY

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

CRÔNICA - SUCESSO É CONSEQÜÊNCIA

SUCESSO É CONSEQÜÊNCIA
Carlos Pitty - Direitos reservados

Estamos constantemente em busca de reconhecimento pessoal, seja em família, no emprego, em nossa carreira, ou mesmo nas relações com nossos amigos. Mas muitas vezes nos frustramos por não conseguir atingir nossas metas, por não alacançar o sucesso desejado. No entanto, possuímos "ferramentas" que nos impulsionam, ou não, para o sucesso:

Auto-estima: é nossa auto-imagem, o que achamos de nós mesmos. Precisamos ter claro quais nossos pontos positivos e quais aqueles que podemos melhorar.

Comunicação: uma pessoa que almeja o sucesso precisa estar bem articulada. Saber expor e explicar seu ponto de vista, de forma clara e objetiva. Essa é uma das formas de atingir visibilidade. Estamos num mundo em que a comunicação tanto midiária como telecomunicacional são imprescindíveis para alguém de sucesso.

Decisão: a maioria das pessoas sabe o que não quer, mas não sabe expor o que gostaria de ter, ser ou fazer. Ter consciência dos gostos, metas e sonhos é fundamental para poder atingir metas. Conseguir encontrar-se consigo mesmo é o primeiro ponto para tomar decisões.

Atitude positiva: somente pensar positivamente não determina o sucesso, mas, aliado a outras estratégias, ajuda. É preciso que tenhamos sempre uma visão positiva sobre a própria vida. Até quando temos que reconhecer erros e atitudes mal tomadas, as pessoas positivas têm maior capacidade de compreensão e sentem menor o peso de seus próprios erros. Temos que incluir na vida atitudes que nos façam pensar, ter expectativas boas, grandes esperanças e muita confiança no que se deseja alcançar. Inveja é sentimento pobre que não desinstala e não faz caminhar, ao contrário, provoca a estagnação e a negatividade.

Dedicação ao trabalho: O sucesso só vem antes de trabalho no dicionário, mas somente o trabalho não leva ao sucesso. Trabalho é muito mais que um ofício, uma ocupação; é o meio de conduzir à realização pessoal, além de trazer o dinheiro para suprir as necessidades.

Ambição saudável: a ambição faz parte do ser humano, mas não deve conter arrogância, sentimentos de superioridade ou grandeza. Ambição é um direito. Pessoas ambiciosas buscam realizar suas tarefas o melhor possível, visando o reconhecimento. O importante é conseguir sobressair-se fazendo aquilo que gostamos.

Enfim, o gosto do sucesso depende de cada um. Aqueles que almejam grandes feitos, muito dinheiro e popularidade conduzirão sua vida de forma diferente daqueles que se realizam com sua família, emprego e amigos. A sensação de satisfação de fazer o melhor só pode ser sentida por aquele que se esforça. Procurar fazer a cada dia melhor do que se fez antes e caprichar um pouco mais amanhã.

Fórmula do sucesso? Ah, como seria bom se existisse, mas sorte precisa estar aliada a talento e competência. Cabe ao artista reunir tudo isso à sua determinação, busca de caminhos retos e diversos, reconhecendo e valorizando as pessoas e cada passo da caminhada; buscando boas parcerias, evitando a inveja e ambicionando realizações sucessivas. O sucesso? Bem, este é conseqüência!