RÁDIO CARLOS PITTY

quinta-feira, 12 de junho de 2014

CRÔNICA: NÃO VAI TER COPA!?

NÃO VAI TER COPA!?
Por Carlos Pitty


Onde? Porque aqui no Brasil não estamos apenas vivendo a copa, o país está respirando copa. Na rua se houve cornetas, somente cornetas. Nunca o amarelo e verde esteve tão na moda. Não é que todos resolveram copiar o vizinho e sair usando roupa na cor igual. Parece que todas as lojas, só vendem produtos verde e amarelo, como se fosse uma regra. Até se vê disputa pelo último apetrecho disponível para venda. Repito “último” porque o que tinha para venda, foi tudo vendido. Nem mesmo bandeiras restam.  
Como se explica isso? Até há pouco o assunto era: Não queremos copa! Não vai ter copa! Mas... A paixão ainda é maior do que tudo, do que as diferenças, do que as desigualdades. 
Andando pelas ruas, chegamos à conclusão que; aqueles mesmos que há dias atrás badernavam contra a copa, manifestavam-se, alguns de forma até ilegal ou bruta, hoje estão decorando janelas, pintando ruas, soltando sons de vibração tomado pela energia “copal”. 
Sem hipocrisia. Se prova que nunca verdadeiramente se lutou contra a copa, mas fizeram fogueira pró pequenos partidos ou oportunistas políticos. Sou a favor que se manifeste, mas de forma justa e legal. 
Quer saber? Sou muito a favor da copa, sim!. Quer saber? Também, sou contra, totalmente contra as desigualdades, as diferenças sociais! Não acho que seja culpa da copa. A culpa de nosso país não ser bem desenvolvido, é de nossa seleção. Nossa má seleção na hora de escolha de nossos representantes ou governantes. 
Gente, com copa ou sem copa, o Brasil vai continuar. Como continuou depois da copa de 1950...Perdendo ou ganhando, pensem, repensem na escolha de nossos futuros representantes, só assim, não teremos decepções e injustiças.  Não me diga que se não tivesse copa, o dinheiro poderia ser investido em saúde, educação etc... Se tem copa, tem esporte, tem o ministério do esporte fazendo sua parte. Porque os outros ministérios não fazem suas copas padrão Fifa de saúde?, padrão Fifa de educação? E por aí vai. Se não ganharmos a copa, então sejamos hexa em organização para um futuro melhor e de igualdade para todo o nosso povo.
O que vamos ganhar com a copa? Novos estádios (muitos andavam precários). Algumas novas estruturas em aeroportos, sedes e outros, pode não ser muito, mas já significa mudança. É isso que precisamos, mudar. Que seja para melhor. Sejamos otimistas.
Pode-se dizer, mas e quanto a Fifa vai ganhar? Muito, talvez o maior lucro de sua história. Então a Fifa está roubando do Brasil? Não! Afinal o Brasil aceitou a proposta de se ter esse evento aqui, agora que arque. Todo acordo é acordo, quer dizer que foi aceito. Se foi aceito deixa acontecer então. 
Que a copa nos deixe além desse legado de coisas novas. Que a copa faça com que o povo pense não somente no futebol, no esporte, mas ao todo. Que o Brasil por mais desigual que seja, é também um país de pessoas saudáveis e gentis. Que admiram o futebol, mas admiram a arte, pois recebe de braços abertos até o seu maior rival e isso não é apenas ser educado, mas também uma grande virtude. A rivalidade deve existir, dentro somente e unicamente no campo. Que fora dele se faça festa, que se tenha alegria e sorrisos estampados.
Então que se aproveite o investimento que foi feito, e que o mundo possa apreciar nossos povos, culturas, gastronomias, pontos turísticos e se ganhe com ele. Que o mundo conheça nosso país além da mata, dos bichos do mundo selvagem que pensam ser aqui. Que, além disso, somos industrializados, que temos potencial, que somos unidos, somos coloridos, verdes, amarelos, iguais, firmes e fortes. Que não somos um país de marginalizados, ou que somos mal educados, somos apenas mal administrados ou conduzidos. 
Que a copa nos faça repensar. Que se aprenda culturalmente a valorizar seu maior poder, seu voto, sua voz e se faça novas escolhas, se faça novas seleções de governantes e assim teremos futuros craques além de seu futebol.
Hoje somos gigantes, somos os maiores da terra... Afinal, entre tantos países no mundo, é no Brasil a copa. É no Brasil que está o foco. Todas as nações do planeta estão em solo brasileiro.
Se no coração de mãe sempre cabe mais um, então, bem vindos filhos deste mundo ao solo gentil, nessa pátria amada que se chama Brasil!